segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

As Crônicas de Nárnia- Volume Único





 Este incrível livro, de C.S. Lewis, conta sobre as aventuras vividas na fantasiosa terra de Nárnia, desde a sua criação até o seu fim. Muitas aventuras foram vividas, incluindo animais falantes e seres místicos.
 Este livro contém 7 histórias fascinantes que ocorrem neste  mundo.










             Sinopse: O Sobrinho do Mago
 Em uma casa, morava Digory, seu tio e sua tia. O tio do garoto era um mago, que estava fazendo experiencias com um anel, que permite transportar a pessoa que o usasse, a um lugar desconhecido. E um dia, Digory e sua amiga Polly, foram transportados a um vale, onde havia varios buracos, e cada um dos buracos levava a pessoa para um mundo desconhecido. Então, as duas crianças acabam indo para um mundo morto, onde conhecem a malvada rainha Jadis. 
 Jadis queria um mundo para governar, já tendo matado o seu, então ela vem ao nosso mundo para governá-lo.
 No final, Nárnia é criada pelas patas do magnífico Leão Aslam. A criação deste mundo é presenciada por Polly e Digory, e também por Jadis.


             O Leão, a Feitiçeira e o Guarda-Roupa
 Na época da Segunda Guerra-Mundial, os irmãos Susana, Lucia, Pedro e Edmundo, vão passar uma temporada na casa do professor Kirke (Digory), até que a guerra pare. Neste tempo em que estão na casa do professor, as crianças descobrem um guarda-roupa mágico, que os leva até o mundo de Nárnia. Porém, Nárnia estava sob o comando da Feiticeira Jadis, conhecida agora como Feitiçeira Branca. Ela aprisionou Nárnia em um inverno de mais de cem anos. Edmundo acaba se deixando enfeitiçar pela Feiticeira, e trai os próprios irmãos. 
 Então, os três irmãos pedem ajuda para Aslam. E então fica na mão de Susana, Pedro e Lucia, salvar Edmundo e libertar Nárnia do inverno eterno.


             O Cavalo e seu Menino
 Conta a história de um garoto, chamado Sasha, que vive na Carlôrmania, um reino perto de Nárnia e trabalha como escravo. A história se passa durante a Idade do Ouro em Nárnia, onde governava Dois Filhos de Adão (Pedro e Edmundo), e Duas Filhas de Eva (Susana e Lucia).
 Um dia, Sasha ouviu a conversa de seu dono vender ele para um nobre, então, quando estava prestes a ser vendido, Sasha se esconde, e acaba descobrindo um cavalo falante de Nárnia, que o incentiva a fugir para Nárnia com ele.
 No caminho, Sasha conhece Aravis, uma garota que também estava  a caminho de Nárnia, com uma égua de lá.
 Eles enfrentam muitos desafios e perigos até completarem sua jornada.


             O Príncipe Caspian
 Já se passou um ano desde que os quatro irmãos estiveram em Nárnia. Em um dia, eles estavam para pegar um trem quando foram transportados para Nárnia novamente. Quando chegam lá, veem que todos os animais falantes e seres místicos desapareceram. E também, o castelo onde reinaram estava em ruínas. Então descobriram que embora tenha se passado apenas um ano na Inglaterra, em Nárnia passaram-se séculos.
 Descobrem também, que o Rei que agora governava, não era o verdadeiro legítimo do trono, e que o verdadeiro legítimo, o príncipe Caspian, corria riscos de vida.
 Então, eles devem enfrentar uma batalha para que o Príncipe Caspian assuma o trono.


             A Viagem do Peregrino da Alvorada
 Lúcia e Edmundo estão passando alguns meses na casa dos tios, porque seus pais viajaram. Lá, acabam sendo levados até Nárnia por um quadro. Acidentalmente Eustáquio, um primo de Lúcia e Edmundo vai parar em Nárnia também. Eustáquio detesta os primos, não acredita na existência de Nárnia e não acredita em nada fantasioso.
 Em Nárnia, reencontram um velho amigo: o príncipe (agora rei) Caspian. Descobrem que o amigo está em busca de sete fidalgos amigos de seu pai. Eles estão em um navio chamado Peregrino da Alvorada, navegando em mares desconhecidos em busca dos fidalgos. Nessa aventura, o mal está sempre perseguindo-os. Esta história é cheia de surpresas, umas agradáveis, e outras, nem tanto... 
 No final desta aventura, Lucia e Edmundo descobrem que não podem mais visitar Nárnia, pois já cresceram demais.


             A Cadeira de Prata
 Dessa vez, quem vai para Nárnia é Eustáquio, e acaba levando Jill, uma amiga de escola. Ali, Aslam lhes dá uma missão: resgatar o príncipe Rilian, que sumiu há cerca de dez anos. Aslam dá instruções para Jill que devem ser seguidas fielmente. Nessa aventura, acabam parando em um mundo interior, abaixo de uma cidade de gigantes. Ali descobrem uma nova civilização, comandada por uma mulher que, segundo os habitantes dali, é a melhor de todas as mulheres. Mas, no meio dessa civilização, um dos sinais dados por Aslam aparece, e a escolha de segui-lo ou não pode ter sérias consequências. Quando decidem seguir o sinal, descobrem que a mulher que ali é venerada por todos não é o que finge ser, e agora devem enfrentá-la se quiserem sair dali com vida e completar a missão. 


             A Última Batalha
 Em Nárnia, um macaco e um burro encontram uma pele de leão. Então,o macaco obriaga o burro a vestir a pele e se passar por Aslam. Isso começa a destruturar Nárina e leva Jill e Eustáquio de volta àquele mundo. Ali encontram o atual rei em grande perigo, e juntam-se à ele para tentar restaurar a ordem em Nárnia. Mas quando conseguem provar a fraude, eles levam a culpa por ela. Então se inicia uma guerra.  Em determinado ponto Pedro, Lúcia, Edmundo e até mesmo Digory e Polly aparecem para ajudar. Apenas Susana não está presente, perdeu a fé no lugar onde um dia foi uma grande rainha.Mas eles sabiam que não podiam retornar para Nárnia, então como chegaram ali?  A destruição agora é iminente e aquela é uma batalha perdida.
É quando se encontram em uma versão maior e mais bonita de Nárnia, e velhos amigos reaparecem incluindo Tumnus, o fauno que fora o primeiro amigo de Lúcia tantos anos antes e o casal de castores que tanto os ajudou na primeira aventura... mas séculos já haviam se passdo em Nárnia. Que lugar então seria aquele?



  Eu realmente adorei. Mas o final me deixa triste, afinal, ver um mundo com Nárnia ser destruído deixaria qualquer um triste.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário